segunda-feira, 19 de julho de 2010

Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas

Inscrições para o MPE Brasil encerram no dia 02 de agosto
Antônia Pessoa






Ulysses Moraes, presidente do Conselho do Sebrae no Piauí, afirma que prêmio incentiva as empresas a buscarem níveis de excelência



Carlos Augusto Lima

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, MPE Brasil, iniciativa que reconhece micro e pequenas empresas, que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, através da disseminação de conceitos e práticas de gestão, e cuja atuação sirva de referência no que se refere a esforço para a melhoria da competitividade em seu segmento.

O prazo para inscrição na premiação encerra no dia 02 de agosto. Podem participar do MPE Brasil empresas nacionais, com receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões; que tenham contemplado pelo menos um ano fiscal; com domicílio no Estado da respectiva inscrição; e que comprovem regularidade fiscal e estatuária, quando classificadas para a visita dos avaliadores do prêmio.

“Esse é um prêmio que incentiva as empresas a buscarem níveis de excelência tanto na gestão como na produção e comercialização de produtos e serviços. Em 2009, duas empresas do Piauí, atendidas por projetos do Sebrae, foram reconhecidas no prêmio, o que reforça a importância do nosso trabalho junto aos diversos setores econômicos do Estado”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

O prêmio MPE Brasil, que está em sua oitava edição, reconhece empresas em diversas categorias como: Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação – desenvolvimento, implantação e gerenciamento de softwares; Serviços de Turismo – bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens e transportes turísticos; e Serviços – empresas de serviços que não se enquadram nas outras categorias de serviços determinadas pelo prêmio.

As empresas inscritas podem ainda concorrer ao “Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social”, que avalia ações de preservação do meio ambiente e de desenvolvimento das comunidades das quais fazem parte.

“Participar do MPE Brasil não é somente concorrer a uma premiação, é também conquistar benefícios. Todas as empresas inscritas no prêmio são avaliadas e recebem um diagnóstico sobre a gestão das mesmas A partir desse levantamento, feito através de questionário de auto-avaliação, podem direcionar melhor suas ações. Outra vantagem é que as empresas reconhecidas podem utilizar, por um ano, o selo de excelência da Fundação Nacional da Qualidade, FNQ”, explica o consultor do Sebrae no Piauí e gestor do MPE Brasil no Estado, Maurício Boavista.

O diagnóstico das empresas, que participam do prêmio, é baseado no Modelo de Excelência de Gestão, MEG, desenvolvido pela FNQ. Segundo Boavista, a expectativa é que cerca de quinhentas empresas do Piauí participem dessa oitava edição da premiação.

O MPE Brasil é uma realização do Movimento Brasil Competitivo, MBC; em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional; Gerdau e FNQ.


AS INSCRIÇÕES
O processo de inscrição é fácil, rápido e gratuito e pode ser feito através dos endereços eletrônicos www.mbc.org.br/mpe  ou http://www.premiompe.sebrae.com.br/ . A ferramenta de inscrição é auto-explicativa.

Os candidatos têm acesso ao sistema por meio da inserção do CNPJ da empresa ou do CPF, no caso de produtores rurais, que concorrerão na categoria Agronegócios. A partir daí, preenchem um formulário com os dados da empresa e do proprietário ou principal responsável pela mesma; depois respondem ao teste de auto-avaliação e selecionam a categoria a qual desejam concorrer. A inscrição é finalizada e o empreendedor passa a ter acesso aos questionários.
Depois de respondidos, os questionários devem ser enviados para a comissão avaliadora que analisa e pontua as respostas. O histórico das pontuações pode ser acessado a qualquer momento, o que possibilita que o empreendedor ou empresário acompanhe, ao longo do ano, a evolução das práticas de gestão do seu empreendimento, baseadas nos oito critérios do MEG, e também do seu comportamento empreendedor. Esse diagnóstico permanente das empresas auxilia na melhoria contínua das práticas de gestão.

Os interessados em participar da premiação também podem realizar a inscrição em formulários impressos, disponíveis nos postos de atendimento do Sebrae em todo o país. No Piauí, existem escritórios do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Piripiri, São Raimundo Nonato, Picos e Floriano.

“Queremos incentivar a participação dos empresários nessa premiação, que além de reconhecer boas práticas de gestão, estimula a melhoria contínua nas empresas. Os empreendedores que participam do MPE Brasil, mesmo que de forma virtual, recebem gratuitamente uma consultoria durante todo o ciclo do prêmio, que é anual. Iniciativas como essa contribuem para enriquecer o perfil empresarial desses empreendedores”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.


DESTAQUE EM 2009
O Piauí se destacou no ciclo 2009 da premiação, quando duas empresas do Estado foram reconhecidas na etapa nacional: a Betel, do ramo da construção civil; e a Tendência Bolsas e Calçados, ambas atendidas por projetos do Sebrae no Piauí.

“Esse prêmio é muito importante porque nos dá uma visão de futuro e nos estimula a sempre buscar melhorias. Estamos colhendo bons resultados com a participação no MPE Brasil, tanto que já estamos inscritos para o ciclo 2010. As consultorias realizadas pelo prêmio mostram a realidade das empresas e ajudam na tomada de decisões e na correção dos pontos negativos. Tenho buscado melhorar os processos de forma a atingir níveis de excelência”, relata o gerente de produção da Tendência Bolsas e Calçados, Edilson Resende Junior.

O gerente explica ainda que conseguiu otimizar a produtividade. “Tivemos que reduzir o quadro de funcionários, mas conseguimos manter o nível de produção”, acrescenta. Atualmente a Tendência Bolsas e Calçados, que tem mais de dez anos no mercado, emprega vinte pessoas, tendo uma produção mensal de três mil pares, que são comercializados no Piauí e no Maranhão.

Em 2009, participaram do MPE Brasil cinqüenta e sete mil empresas de todo o país, das quais 151 foram reconhecidas nas etapas estaduais e homenageadas na etapa nacional. Das empresas vencedoras nos Estados, foram escolhidas nove para receberem o prêmio nacional, sendo uma de cada categoria.

A banca examinadora dos projetos finalistas do ciclo 2009 contou com a participação do presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto; e do diretor administrativo-financeiro da instituição, Carlos Alberto dos Santos; do presidente da Gerdau e fundador do MBC, Jorge Gerdau; e de representantes de outras instituições que promovem o prêmio.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Gerente: Graça Batista – (86) 9405-4498
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325

Um comentário:

  1. Ficamos felizes por ter a divulgaçãodo MPE Brasil no seu blog!

    Acompanhe as nossas notícias no site www.mbc.org.br

    A equipe do MBC agradece!

    ResponderExcluir