segunda-feira, 12 de julho de 2010

Criatividade e Inovação no Artesanato Piauiense

Casa Piauí Design reúne o melhor do artesanato do Estado
Mostra acontece até o dia 23 deste mês, no Teresina Shopping
Antônia Pessoa










Carlos Augusto Lima


Tingimento das peças da Cooperativa dos Artesãos de Santa Teresa é feita com a pele do pedúnculo do caju.

A riqueza do artesanato piauiense aliada a técnicas de design modernas dão o tom da oitava edição da Casa Piauí Design, mostra que funcionará até o dia 23 deste mês, na Praça de Eventos do Teresina Shopping.

A abertura oficial da mostra, ocorrida na última quarta-feira (07), reuniu autoridades, artesãos, profissionais de arquitetura, design e decoração, além da imprensa e convidados. Entre os presentes o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes; os diretores técnico e superintendente da instituição, Mário Lacerda e Delano Rocha; o superintendente de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí, Francisco Carlos de Sousa; e a presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, órgão ligado à Prefeitura de Teresina, Laurenice França.

“A Casa Piauí é um projeto grandioso e consolidado, que eu tenho a honra de acompanhar desde a primeira edição. Essa é uma iniciativa que tem contribuído para que o artesanato do Estado tenha cada vez mais qualidade e competitividade. É o Piauí mostrando a sua cara e a sua gente, além da sua riqueza cultural. Temos uma produção artesanal de qualidade, que se destaca como uma das melhores do país. Mas é preciso produzir mais, diversificar e inovar para que essa cadeia produtiva conquiste cada vez mais espaço no cenário nacional e possa gerar mais emprego e renda”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

A mostra, que funciona no horário de 10h00 às 22h00, conta com mais de cem peças de diversas tipologias como madeira, cerâmica, bordados e rendas, sementes, couro, cestaria e trançados, e tecelagem. São panelas, descansos de prato, porta talheres, toalhas e caminhos de mesa, pratos, tigelas, travessas, porta latas, aventais, porta lenços e guardanapos, jogos americanos, colheres, luvas, rechaud, entre outros produtos.

GASTRONOMIA DO SERTÃO
Nesta edição, a temática da Casa Piauí Design é a Gastronomia do Sertão. Por conta disso, cerca de 90% das peças que compõem a mostra seguem a linha utilitária. Mas o público também pode ter acesso a peças decorativas, já que algumas tipologias de artesanato conseguem ser melhor trabalhadas para esta finalidade.

“A nossa cultura é o que nos distingue e que imprime mais valor à produção artesanal. A temática deste ano foi pensada como forma de resgatar o lado utilitário do artesanato. As pessoas não vão comprar peças somente para enfeitar ou deixar ambientes mais bonitos, e sim pra usar. Quando temos peças relacionadas à cultura e a gastronomia do Piauí, que é extraordinária, conseguimos valorizar mais ainda o artesanato e agregar valor à produção”, explica o arquiteto e designer mineiro, Eduardo Barroso, consultor da mostra.

Barroso, que tem mestrado em Urban Design pela Escola de Arte e Design de Lausanne, na Suíça, acompanhou todo o trabalho de concepção das peças, tendo ficado encantado com o potencial do artesanato piauiense

“É uma imensa satisfação ver o resultado desse trabalho, que reafirma o êxito desse projeto. A Casa Piauí Design é uma iniciativa pioneira no Brasil, que contribui para que a produção artesanal do Piauí tenha cada vez mais qualidade e possa competir e se firmar no mercado internacional. Mas todo esse sucesso é graças à perseverança, à dedicação e ao profissionalismo de todos os envolvidos nesse projeto. E essa ousadia do artesanato piauiense faz com que ele seja um dos mais significativos do país. Precisamos cada vez mais aperfeiçoar esse trabalho, fortalecendo todos os elos dessa cadeia produtiva”, acrescenta Barroso.

A EDIÇÃO 2010
A exemplo de edições anteriores, a mostra funciona na Praça de Eventos do Teresina Shopping, num espaço que traduz a beleza e a pujança do artesanato piauiense. São peças diferenciadas e com alto valor agregado.

Mais de vinte profissionais de arquitetura e/ou decoração, e artesãos ligados a vinte e uma cooperativas ou associações estão envolvidos na iniciativa. A mostra expõe o artesanato de várias cidades do Piauí como: Teresina, Campo Maior, Castelo do Piauí, Floriano, Luiz Correia, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Parnaíba, Pedro II, Coronel José Dias, Monsenhor Gil, União e São Raimundo Nonato.

O espaço da mostra foi projetado pela decoradora Lígia Veras, que apostou numa arrojada estrutura de iluminação para destacar a riqueza e criatividade das peças artesanais do Piauí. Arranjos de flores tropicais produzidas em Teresina dão cor ao espaço, que segue também modernos conceitos, estilos e padrões de decoração e ambientação.

Além de conferir a originalidade das peças, os visitantes podem também adquiri-las, a preços acessíveis, em loja que funciona no Teresina Shopping, em frente ao espaço da mostra. A comercialização dos produtos está sob a responsabilidade do Prodart.

AS COLEÇÕES
As coleções apresentadas na Casa Piauí Design trazem ícones da gastronomia nordestina relacionados ao bode, ao carneiro, a carne de sol, ao capote, a panelada e a galinha caipira.

Uma das coleções que mais tem chamado a atenção dos visitantes é da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho, Cooperart Poti. A entidade trabalhou com o tema Galinha Caipira e desenvolveu cinco peças para servir esse prato típico piauiense. A coleção é composta de tigela para a galinha, travessas para o arroz e para o pirão e potes para molho de pimenta e para alguma outra receita que combine com galinha caipira.

“O Sebrae mais uma vez está de parabéns pela iniciativa, que ao longo desses oito anos tem contribuído para agregar valor a produção artesanal do Estado. O que nós vemos na mostra é resultado do esforço de muitos artesãos. É um trabalho árduo, mas que vale a pena. Melhoramos muito, mas podemos ter ainda mais qualidade na produção”, afirma a presidente da Cooperart Poti, Raimunda Teixeira da Silva, mais conhecida como Raimundinha.

Ainda segundo Raimundinha, a grande novidade da Cooperart Poti este ano é o uso de esmalte nas peças. “Nossas peças são feitas em argila, com uso de esmalte na parte interna, e da lista de engobe na parte externa, o que já se tornou marca registrada da cooperativa. As peças em cerâmica são acompanhadas por utensílios de madeira, fabricados na região norte da capital. Além disso, nos preocupamos em desenvolver uma embalagem para acomodar os produtos, o que valorizou ainda mais o trabalho”, destaca a artesã.

A criação das peças da Cooperart Poti foi feita em parceria com a arquiteta Indira Matos, que emprestou seu talento e profissionalismo para os artesãos da entidade. Indira já trabalhou com o grupo em outras edições da Casa Piauí, quando em 2007, juntamente com as artesãs, criou a linha de bonecas decorativas “Mulheres do Poti”. Naquele ano, a coleção foi a vencedora da mostra, tendo contribuído para que a Cooperart Poti conquistasse o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.

“A coleção Mulheres do Poti ainda hoje é bastante procurada, sendo um dos carros-chefe das vendas da cooperativa. Esperamos que essa nova coleção também seja forte e tenha boa aceitação no mercado”, completa Raimundinha.

Outra entidade que apresenta coleção na mostra é a Cooperativa dos Artesãos de Santa Teresa, comunidade localizada na zona rural de Teresina. São peças de jogo americano, como porta copos, porta jarra, descanso de panela e de prato, todas com imagem de bode. As cerca de vinte mulheres que fazem parte da entidade trabalham com pequenos teares manuais, sendo o diferencial de suas peças o tingimento com a pele do pedúnculo do caju.

“O tingimento é feito com a pele do pedúnculo do caju maduro em fios brancos, o que dá esse tom amarronzado à peça. A técnica surgiu quando as mulheres pensaram em dá coloração diferenciada aos produtos, mas utilizando algo natural, que fosse encontrado na própria comunidade e que não agredisse o meio ambiente”, explica a Irmã Neuma Medrado da Silva, uma das incentivadoras do grupo.

A Cooperativa dos Artesãos de Santa Teresa surgiu há seis anos e funciona numa sala da igreja localizada na comunidade. A entidade apresenta seu trabalho na Casa Piauí Design desde a terceira edição da mostra.

“Em 2005, quando da primeira participação do grupo no projeto, o material para confecção das peças foi todo recebido através de doações. Hoje, as mulheres já conseguem comprar a matéria-prima com recursos arrecadados da comercialização das peças. Além disso, a participação na mostra possibilita às artesãs adquirir novas técnicas de design e trocar experiências. É também uma forma de divulgar o trabalho da cooperativa, formada por mulheres humildes, mas de muita criatividade e garra”, ressalta Irmã Neuma.

A Casa Piauí Design 2010 é uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; em parceria com o Governo do Estado, através do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Prodart; prefeituras municipais e Instituto Walmart.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Gerente: Graça Batista – (86) 9405-4498

Nenhum comentário:

Postar um comentário