segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ensino profissionalizante cresceu 1.200% em sete anos

O ensino profissionalizante está entre os fatores de crescimento de índices favoráveis para o desenvolvimento dos cidadãos. Em sete anos, o Piauí cresceu 1.200% neste setor, passando de três para 36 escolas com ensino profissionalizante em todas as regiões do Estado.


Um saldo positivo que deve ser comemorado por todos, segundo o governador Wilson Martins, que revelou os números durante entrevista ao programa Conversando com o Governador, da agência Rádio CCom, na noite dessa terça-feira (27). No último final de semana foi inaugurada a 11� unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI) na cidade de Uruçuí, como parte da expansão dos IFPIs, que nos últimos sete anos ganharam 11 novas unidades.

Com o processo de descentralização do ensino técnico profissionalizante, a meta é chegar a 31 novas unidades em todo o Estado. "Nas últimas duas semanas, três cidades ganharam IFPIs: Piripiri, Angical e Uruçuí. E nos próximos meses outras três escolas no mesmo nível serão inauguradas em Corrente, Paulistana e Campo Maior. Uma das bandeiras do governo é o investimento em profissionalização, que agrega experiência da sala de aula à prática", destacou.

O governador explicou ainda que a vantagem em cursar o ensino técnico é que à medida que o aluno conclui o ensino médio, faz um curso profissionalizante, que facilita a entrada no mercado de trabalho ou pode fazer um curso superior na mesma escola.

"Isso credencia o Estado a resolver grandes demandas, por exemplo, a carência de professores de física, biologia e matemática. É de reconhecido valor, especialmente pela qualidade do ensino", disse.

Wilson Martins lembra que há duas ou três décadas, o estudante era obrigado a se deslocar da cidade natal até a capital para poder concluir o ensino médio, morando de favor em casa de parentes ou mal acomodado em casas de estudantes.

"Hoje o que se vê é uma transformação, educação regionalizada, que possibilita atender pessoas mais excluídas do processo. Estamos escrevendo a mais bela história do desenvolvimento do Piauí", declarou.

Fonte: http://www.portaldelta.com.br/v3/index.php?module=noticias&block=noticia&IdGeral=7519

Nenhum comentário:

Postar um comentário