segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ensino profissionalizante cresceu 1.200% em sete anos

O ensino profissionalizante está entre os fatores de crescimento de índices favoráveis para o desenvolvimento dos cidadãos. Em sete anos, o Piauí cresceu 1.200% neste setor, passando de três para 36 escolas com ensino profissionalizante em todas as regiões do Estado.


Um saldo positivo que deve ser comemorado por todos, segundo o governador Wilson Martins, que revelou os números durante entrevista ao programa Conversando com o Governador, da agência Rádio CCom, na noite dessa terça-feira (27). No último final de semana foi inaugurada a 11� unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI) na cidade de Uruçuí, como parte da expansão dos IFPIs, que nos últimos sete anos ganharam 11 novas unidades.

Com o processo de descentralização do ensino técnico profissionalizante, a meta é chegar a 31 novas unidades em todo o Estado. "Nas últimas duas semanas, três cidades ganharam IFPIs: Piripiri, Angical e Uruçuí. E nos próximos meses outras três escolas no mesmo nível serão inauguradas em Corrente, Paulistana e Campo Maior. Uma das bandeiras do governo é o investimento em profissionalização, que agrega experiência da sala de aula à prática", destacou.

O governador explicou ainda que a vantagem em cursar o ensino técnico é que à medida que o aluno conclui o ensino médio, faz um curso profissionalizante, que facilita a entrada no mercado de trabalho ou pode fazer um curso superior na mesma escola.

"Isso credencia o Estado a resolver grandes demandas, por exemplo, a carência de professores de física, biologia e matemática. É de reconhecido valor, especialmente pela qualidade do ensino", disse.

Wilson Martins lembra que há duas ou três décadas, o estudante era obrigado a se deslocar da cidade natal até a capital para poder concluir o ensino médio, morando de favor em casa de parentes ou mal acomodado em casas de estudantes.

"Hoje o que se vê é uma transformação, educação regionalizada, que possibilita atender pessoas mais excluídas do processo. Estamos escrevendo a mais bela história do desenvolvimento do Piauí", declarou.

Fonte: http://www.portaldelta.com.br/v3/index.php?module=noticias&block=noticia&IdGeral=7519

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Micro e pequenos precisam crescer mais que a média nacional

Diretor do Sebrae afirma que só assim o segmento aumentará a participação no Produto Intermo Bruto e contribuirá para melhorar a distribuição de renda
Da Agência Sebrae de Notícias

"Há circulação de riqueza na base da pirâmide. Os valores, individualmente, são pequenos, mas muito expressivos no total. Com a estabilidade econômica, aumento do emprego e da massa salarial, além dos programas de transferência de renda, grandes varejistas e instituições financeiras traçam estratégias para conquistar em definitivo grandes nacos desse interessante mercado potencial". Essas considerações foram feitas pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, no encerramento da Semana Sebrae do Agronegócio 2010, em Brasília.

“Não tenham dúvidas, não se trata de estratégias de marketing social. São estratégias fortes de ampliação de negócios”, afirmou, ressaltando que Sebrae e parceiros pretendem, por meio de ações abrangentes e integradas, que os pequenos negócios urbanos e rurais, naturalmente mais próximos desse chamado contingente de menor renda per capita, organizem-se para alavancar vendas não só no próprio território mas também para atenderem nichos de maior renda, inclusive internacionais.

Só essa maior abrangência mercadológica garantirá maior faturamento aos pequenos negócios, fundamental para que amparem o processo de distribuição da renda nacional, via maior faturamento, absorção de mão de obra e pagamento de melhores salários. Avaliações de consultorias privadas de renome indicam que o Brasil duplicará, até 2020, o seu Produto Interno Bruto (soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante determinado período ), hoje em R 3,1 trilhões. A expectativa é que ultrapasse economicamente países como Itália e França.

A participação de micro e pequenas empresas no PIB é de 20%, apesar do segmento abrigar 98% dos 5,8 milhões dos negócios formais de todo o país e ser responsável por 60% dos postos de trabalho. “O importante é que os pequenos negócios faturem mais, por meio da inovação, para que o segmento cresça mais que a média dos demais porque só assim ampliará a participação no PIB”, explicou Carlos Alberto.

O diretor fez questão de citar uma propaganda da PriceWaterhouse estampada na poltrona de um avião durante vôo do Rio de Janeiro para Brasília: “O Brasil será a quinta potência mundial na próxima década. Qual o benefício para sua empresa?” Obviamente, observou, a consultoria está falando para médias e grandes empresas. “Nós, do Sebrae, falamos para as micro e pequenas e trabalhamos para que também aproveitem este novo ciclo de crescimento que já é realidade hoje e se desenha para os próximos anos.”

Carlos Alberto fez questão de citar casos de sucesso como o da plantação de melão em estados do Nordeste que, por meio da certificação, consegue melhores preços no mercado interno e também ser exportado. O mesmo está acontecendo com o mel e a cachaça. "Temos condição de produzir de alimentos saudáveis e com atenção ao meio ambiente. São produtos com grande valor agregado que podem fazer a diferença em termos de faturamento para produtores e empresas individualmente e para o território, no geral", concluiu.


Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

Começaram as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Premiação destaca mulheres que são exemplos na gestão de negócios de micro e pequeno portes
Da Redação

Premiar histórias de mulheres empreendedoras que estão espalhadas pelo Brasil. Este é o objetivo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. As inscrições para a premiação começaram na última segunda-feira (03) e vão até o dia 06 de agosto.

Instituído desde 2004, o prêmio é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional; em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócio, BPW; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, SPM; e Fundação Nacional da Qualidade, FNQ.

Podem participar do prêmio mulheres empreendedoras com mais de 18 anos, proprietárias de micro e pequenas empresas; e membros de grupos de produção formal, que são cooperativas e associações de pequenos negócios produtivos com geração de trabalho e renda, que estejam estabelecidas formalmente há pelo menos um ano.

O regulamento do prêmio está disponível no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br. As interessadas também podem receber esse material nos escritórios do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e São Raimundo Nonato.

O prêmio é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. As vencedoras das etapas estaduais ganharão um curso da matriz de soluções educacionais do Sebrae, nos segmentos de mercado, recursos humanos, finanças administração, produção, processos, empreendedorismo ou liderança.

As vencedoras regionais, além do curso da matriz educacional, recebem troféu e certificado, e uma viagem a Brasília para participar do evento de premiação da etapa nacional.

As grandes vencedoras da fase nacional ganham uma viagem para participar de um evento de mercado, com foco em empreendedorismo e gestão, no Brasil. O resultado etapa será divulgado em abril de 2011.

Tem também um prêmio extra, que contemplará os dois melhores depoimentos de todo o país. As escolhidas ganharão uma viagem a um centro de referência mundial em empreendedorismo.

Em 2009, o prêmio contou com a participação de 3.060 candidatas. “Este ano queremos dobrar o número de inscrições em relação ao ano anterior, até mesmo porque uma das nossas mulheres foi vencedora na categoria regional em 2008, e isso serve de estímulo para as demais”, explica a analista da Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, Anieusa Queiroz.

Maiores informações na Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro; ou através do telefone (86) 3216-1376. As interessadas podem também procurar os escritórios do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e São Raimundo Nonato.


Serviço:
Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1314
Gerente: Solange Azevedo – (86) 9429-3869

Chefs de cozinha de São Paulo visitaram o Piauí

Profissionais vieram conhecer a culinária do Estado
Antônia Pessoa

Esta semana os chefs de cozinha de São Paulo, Gabriel Broide e Felipe Ribenboim, do Restaurante Dois, estiveram no Piauí para conhecer a culinária do Estado. O Restaurante Dois vai sediar o Festival Gastronômico da Piauí Sampa, evento que acontece de 24 a 30 deste mês, na capital paulista.

Broide e Ribenboim visitaram as cidades de Teresina, Piripiri, Campo Maior, Pedro II, Parnaíba e Ilha Grande.

“Recebemos o convite do Sebrae para sediar este festival e achamos a idéia muito bacana. Durante a visita, fizemos pesquisa de produtos e resgate de alguns ingredientes para montar um cardápio para esse evento gastronômico”, comenta Ribenboim.

O Restaurante Dois receberá ambientação especial com elementos típicos do Piauí. Estão previstas também apresentações culturais, que devem acontecer todas as noites, durante a realização do Festival Gastronômico.

“Viemos para conhecer os produtos regionais e ver como podemos utilizá-los em novas receitas. Vamos criar pratos a partir de receitas tradicionais, mas com novos ingredientes e técnicas modernas, levando em consideração nosso conceito de cozinha contemporânea”, explica Broide.

O Festival Gastronômico funcionará em sistema de menu de degustação, com uma sequência de sete pratos, que serão servidos de acordo com a composição de cada receita. As novas receitas também poderão ser consumidas fora do menu de degustação.

“Os pratos serão criados após esse intenso trabalho de pesquisa aqui no Piauí. Com essa visita tivemos a oportunidade de entender melhor a cultura do Estado, conhecer algumas essências e testar novos sabores”, acrescenta Broide.

Os chefs conheceram a manteiga da terra, a carne de sol, caranguejo, o pequi e outros produtos típicos do Estado.

“A cozinha é viva, por isso vamos repensar esses ingredientes e fazer as mesmas receitas de formas diferentes. Esses novos pratos serão testados junto nosso público e dependendo da aceitação podemos incluir algum no nosso cardápio, já que mudamos o menu do restaurante a cada seis meses”, informa Ribenboim.

O Restaurante Dois já sediou outros festivais gastronômicos, sempre com foco na pesquisa de novos produtos, que possam tornar as receitas cada vez mais interessantes e saborosas.

Serviço:
Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1305
Gerente: Gilson Vasconcelos – (86) 9427-0956

Chefs de cozinha de São Paulo visitaram o Piauí

Profissionais vieram conhecer a culinária do Estado

Antônia Pessoa


Esta semana os chefs de cozinha de São Paulo, Gabriel Broide e Felipe Ribenboim, do Restaurante Dois, estiveram no Piauí para conhecer a culinária do Estado. O Restaurante Dois vai sediar o Festival Gastronômico da Piauí Sampa, evento que acontece de 24 a 30 deste mês, na capital paulista.

Broide e Ribenboim visitaram as cidades de Teresina, Piripiri, Campo Maior, Pedro II, Parnaíba e Ilha Grande.

“Recebemos o convite do Sebrae para sediar este festival e achamos a idéia muito bacana. Durante a visita, fizemos pesquisa de produtos e resgate de alguns ingredientes para montar um cardápio para esse evento gastronômico”, comenta Ribenboim.

O Restaurante Dois receberá ambientação especial com elementos típicos do Piauí. Estão previstas também apresentações culturais, que devem acontecer todas as noites, durante a realização do Festival Gastronômico.

“Viemos para conhecer os produtos regionais e ver como podemos utilizá-los em novas receitas. Vamos criar pratos a partir de receitas tradicionais, mas com novos ingredientes e técnicas modernas, levando em consideração nosso conceito de cozinha contemporânea”, explica Broide.

O Festival Gastronômico funcionará em sistema de menu de degustação, com uma sequência de sete pratos, que serão servidos de acordo com a composição de cada receita. As novas receitas também poderão ser consumidas fora do menu de degustação.

“Os pratos serão criados após esse intenso trabalho de pesquisa aqui no Piauí. Com essa visita tivemos a oportunidade de entender melhor a cultura do Estado, conhecer algumas essências e testar novos sabores”, acrescenta Broide.

Os chefs conheceram a manteiga da terra, a carne de sol, caranguejo, o pequi e outros produtos típicos do Estado.

“A cozinha é viva, por isso vamos repensar esses ingredientes e fazer as mesmas receitas de formas diferentes. Esses novos pratos serão testados junto nosso público e dependendo da aceitação podemos incluir algum no nosso cardápio, já que mudamos o menu do restaurante a cada seis meses”, informa Ribenboim.

O Restaurante Dois já sediou outros festivais gastronômicos, sempre com foco na pesquisa de novos produtos, que possam tornar as receitas cada vez mais interessantes e saborosas.


Serviço:
Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1305
Gerente: Gilson Vasconcelos – (86) 9427-0956

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que é o Programa Sebrae para Empresas Avançadas?


O que é o Programa Sebrae para Empresas Avançadas?

Fonte: Sebrae Nacional


Sebrae oferece soluções para empresas que busca a evolução de seus negócios

O Programa Sebrae para Empresas Avançadas apóia o processo de crescimento de pequenas empresas que buscam a evolução de seus negócios. É composto por conjunto de soluções aplicadas conforme as necessidades da empresa avançada. O projeto reúne diversas modalidades – consultoria individualizada por empresa, workshops, capacitação, palestras e encontros – direcionadas para você que busca práticas mais avançadas de gestão.

O Programa é para você que está sem tempo para planejar o futuro da sua empresa, tem dificuldade em delegar tarefas, se sente sozinho, deseja trocar experiências com outros empresários e necessita de soluções práticas aplicáveis imediatamente na empresa.

Inscreva-se já nas soluções do projeto! Você terá a oportunidade de implantar modelos avançados de gestão empresarial, ampliar sua rede de contatos, implantar estratégias para estimular a inovação na sua empresa, analisar os aspectos fundamentais da gestão financeira e melhorar o processo de tomada de decisões gerenciais entre outras estratégias.

As soluções que fazem parte do programa são:


- Estratégias empresariais

- Gestão da inovação - inovar para competir

- Planejando para internacionalizar

- Gestão Financeira - do controle à decisão

- Encontros Empresariais


Saiba mais sobre as soluções do Programa Sebrae para Empresas Avançadas: http://www.sebrae.com.br/