quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Contador que não atende Empreendedor Individual será excluído do Simples Nacional

A Receita Federal do Brasil se prepara para fazer esse levantamento e iniciar o movimento para exclusões; atualmente 31 mil empresas da área estão no sistema, conforme a Fenacon
Dilma Tavares











Bruno Quick: contabilistas devem ser orientadores do Empeendedor Individual

Brasília - Empresas de contabilidade que estão no Simples Nacional e não estão atendendo gratuitamente os empreendedores individuais serão excluídas desse sistema diferenciado de tributação. A Receita Federal do Brasil se prepara para fazer esse levantamento e iniciar o movimento de exclusão, conforme alertou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, em encontro com contadores na manhã desta sexta-feira (24), em Brasília.

A Lei Complementar 128/08, que cria o Empreendedor Individual, permite a inclusão de empresas de contabilidade no Simples Nacional recolhendo tributos na tabela 3, mais vantajosa. E também fixa, como contrapartida, que esses profissionais façam o registro e a primeira declaração da receita anual dos empreendedores individuais, de forma gratuita.

De acordo com Bruno Quick, a Receita vem levando em conta um grande número de reclamações sobre empresas de contabilidade que, se não estão se negando, estão dificultando o atendimento a esses empreendedores. Ele lembra que a entrada das empresas de contabilidade no Simples foi uma negociação dura que contou com o apoio do Sebrae com a condição da contrapartida.

Na sua avaliação, essa medida não deveria ser necessária dada a importância do Empreendedor Individual para a inclusão econômica e social e o compromisso desses profissionais com o desenvolvimento das suas cidades, dos seus estados e do País. São resultados que também se refletem nas empresas de contabilidade e no profissional da área, lembra Quick.

Para ele, se o contador ampliar a visão vai enxergar que, ao atender ao público do Empreendedor Individual, também está investindo em futuros clientes. “Mas para tudo isso, explica, é preciso que a ação desse profissional vá além do mero atendimento burocrático e que ele se torne um orientador desses empreendedores”, afirma.

Medida correta
O entendimento do diretor de Tecnologia e Negócios da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Carlos Roberto Vitorino, é de que é correta a medida a ser tomada pela Receita Federal em relação aos profissionais que não estão cumprindo a lei em relação ao atendimento aos empreendedores individuais. “É uma determinação legal que toma por base o acordo antecipado com a categoria”.

Conforme Victorino, mais de 31 mil empresas de contabilidade estão no Simples Nacional. “Dentro do sistema essas empresas têm pelo menos 30% a 40% de redução tributária”, diz explicando as perdas que a exclusão do sistema pode significar.

Incentivo
Bruno Quick fez o alerta para contadores participantes da reciclagem sobre atendimento ao Empreendedor Individual, promovido pelo Sebrae e pela Fenacon. A iniciativa está prevista em convênio que amplia a orientação aos profissionais da área sobre atendimento ao público do EI. Eles são multiplicadores das informações. “A meta é replicar a informação para 12 mil profissionais até o fim de 2011”, explica a analista de políticas públicas do Sebrae, Helena Rego.

Entre os temas da capacitação estão a atualização de informações sobre Simples Nacional, incluindo problemas relativos à cobrança do ICMS com impactos negativos para as empresas do sistema. “Hoje, para as empresas do setor de comércio o Simples Nacional praticamente só existe no plano federal”, disse o analista de políticas públicas do Sebrae, André Spínola, exemplificando o problema. Na prática, explicou, a Substituição Tributária adotada nos estados anula a redução do ICMS a que as micro e pequenas empresas têm direito no Simples Nacional.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 8118-9821 e 2107-9106
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto Raio Brasil - Mapa Vivo das Lan Houses no Brasil

Mapa vivo das Lan Houses no Brasil

O projeto RAIO é um projeto voltado para a articulação de vários atores (empresas, instituições, donos e usuários de Lan House) em torno de ações de fortalecimento, articulação e desenvolvimento das Lan Houses buscando a sustentabilidade do negócio e a geração de múltiplas oportunidades que estabeleçam um diálogo permamente entre as expectativas de empresas e instiuições e as dos donos de Lan House.

A rede digital do projeto Raio tem o objetivo de ser a arena social digital que permitirá a conexão dos atores envolvidos nesta caminhada e o pacto entre as suas expectativas, gerando negócios, desenvolvimento e o estabelecimento de uma rede inovadora e sustentável.


Este mapa vivo é um dos pilares do projeto RAIO onde as Lan House, assim como da comunidade que a cerca (que é um dos seus principais ativos) irão construir sua visibilidade para estabelecer este diálogo na rede.

Para colocar sua Lan house no Mapa vivo das Lans, cadastre-se no Desafio Lan Sebrae: http://raiobrasil.ning.com/page/mapa-vivo-das-lan-houses


Os dados que estiverem na sua inscrição do Desafio serão importados automaticamente para o mapa, bastando aguardar a próxima atualização para que sua Lan esteja no mapa.

É muito importante que todos os dados do cadastro sejam preenchidos corretamente, pois sem eles não conseguimos incluir a sua Lan Aqui! 




Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios - Inscrições até 15/09/2010

Premiação destaca mulheres que são exemplos na gestão de negócios de micro e pequeno portes

Premiar histórias de mulheres empreendedoras que estão espalhadas pelo Brasil. Este é o objetivo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. As inscrições para a premiação vão até o dia 15 de setembro.

Instituído desde 2004, o prêmio é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional; em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócio, BPW; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, SPM; e Fundação Nacional da Qualidade, FNQ.

Podem participar do prêmio mulheres empreendedoras com mais de 18 anos, proprietárias de micro e pequenas empresas; e membros de grupos de produção formal, que são cooperativas e associações de pequenos negócios produtivos com geração de trabalho e renda, que estejam estabelecidas formalmente há pelo menos um ano.

O regulamento do prêmio está disponível no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br. As interessadas também podem receber esse material nos escritórios do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e São Raimundo Nonato.

O prêmio é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. As vencedoras das etapas estaduais ganharão um curso da matriz de soluções educacionais do Sebrae, nos segmentos de mercado, recursos humanos, finanças administração, produção, processos, empreendedorismo ou liderança.

As vencedoras regionais, além do curso da matriz educacional, recebem troféu e certificado, e uma viagem a Brasília para participar do evento de premiação da etapa nacional.

As grandes vencedoras da fase nacional ganham uma viagem para participar de um evento de mercado, com foco em empreendedorismo e gestão, no Brasil. O resultado etapa será divulgado em abril de 2011.

Tem também um prêmio extra, que contemplará os dois melhores depoimentos de todo o país. As escolhidas ganharão uma viagem a um centro de referência mundial em empreendedorismo.

Em 2009, o prêmio contou com a participação de 3.060 candidatas. “Este ano queremos dobrar o número de inscrições em relação ao ano anterior, até mesmo porque uma das nossas mulheres foi vencedora na categoria regional em 2008, e isso serve de estímulo para as demais”, explica a analista da Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, Anieusa Queiroz.

Maiores informações na Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro; ou através do telefone (86) 3216-1376. As interessadas podem também procurar os escritórios do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e São Raimundo Nonato.

Serviço:
Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1314
Gerente: Solange Azevedo – (86) 9429-3869

Inscrições prorrogadas até 8 de outubro de 2010 - Prêmio Técnico Empreendedor

Este prêmio lançado em 2002 visa estimular, reconhecer, premiar e divulgar as atividades de empreendedorismo e cooperativismo desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica.

Essas práticas empreendedoras e cooperativistas se caracterizam como soluções técnicas e tecnológicas com possibilidade de se transformar em “negócio” executável pelos alunos, apresentadas em um Projeto, sob a orientação de um professor e que comprovadamente contribuam com o processo de desenvolvimento sócio-econômico de suas comunidades.

O prêmio é fruto de uma parceira entre o Ministério da Educação – MEC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE

Inscrições prorrogadas para 8 de outubro de 2010

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lançamento: Programa SEBRAE MAIS em Parnaíba/PI - 10/09/2010

Programação de Treinamentos do SEBRAE/PI - Setembro

  Sebrae divulga programação de treinamentos para setembro
Cursos acontecerão em Teresina, Parnaíba e Piripiri
Thays Teixeira e Antônia Pessoa

Esta semana, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, divulgou sua programação de treinamentos para o mês de setembro, em Teresina, Parnaíba e Piripiri.

“O conhecimento é uma das ferramentas mais eficazes para obtenção de melhores resultados nas empresas. Só o conhecimento faz trilhar caminhos rumo ao futuro de forma mais eficiente. O Sebrae como uma casa de soluções oferece uma série de opções de treinamentos para que os empresários ampliem seus conhecimentos e possam aplicar no dia-a-dia de seus negócios”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Na capital estão previstas turmas dos cursos de Gestão de Pessoas, Licitação e Contratos, Formação de Preços, Controles Financeiros, Análise e Planejamento Financeiro e Desenvolvimento de Equipes. Em Parnaíba, acontecerão os treinamentos em Desenvolvimento de Equipes e Técnicas de Vendas, além de uma turma do Programa Próprio. Já em Piripiri, a instituição promoverá o curso de Formação de Preço.

Os treinamentos são destinados a empresários, empreendedores, profissionais liberais, estudantes e demais pessoas interessadas em obter mais informação e conhecimento sobre o universo empresarial. A oferta de cursos procura atender à demanda dos clientes da instituição, com horários que se adequem às necessidades dos interessados, principalmente os empresários de micro e pequenos portes.

Todos os cursos são ministrados por instrutores credenciados ao Sebrae no Piauí, tendo cargas horárias de quinze a trinta horas/aula, com investimentos que variam de R$ 35,00 a R$ 100,00.

“A preocupação é capacitar os empresários da melhor forma possível, inclusive adequando os horários, de modo a não interferir no trabalho dessas pessoas”, comenta a consultora do Sebrae no Piauí, responsável pelo Setor de Treinamentos da instituição em Teresina, Lívia Melo.

Lívia destaca ainda que essa preocupação com os empresários, fortalece ainda mais o vínculo deles com o Sebrae e facilita o retorno para participarem de outros treinamentos e também de consultorias.

Em setembro também será ofertada, em Teresina, uma turma do Seminário Empretec, uma do Programa Próprio e também terá início o módulo Gestão Financeira do Programa Sebrae para Empresas Avançadas, Sebrae Mais.

Em Parnaíba, o Sebrae também procura atender à necessidade dos empresários da região. “Sempre escolhemos os cursos baseados na demanda dos empreendedores. Muitas vezes os empresários procuram o Sebrae somente para se informar sobre determinado curso”, explica a gestora do Projeto Atendimento Individual da Região do Litoral Piauiense, Isabela Karinne Ribeiro Carneiro.


TÉCNICAS DE VENDAS
O curso de Técnicas de Vendas pretende criar condições para que os participantes desenvolvam competências para compreender os caminhos e estratégias de vendas, refletindo sobre a importância do vendedor para a empresa, para os clientes e para si mesmo. O treinamento ensina também a atuar de maneira estratégica para promover as vendas de produtos e serviços e para obtenção de melhores resultados nos empreendimentos.

Durante o curso são abordados temas como: funções do vendedor, prospecção de mercado, busca de clientes, negociação, objeções e fechamento de venda, ações pós-venda, e atitudes e comportamento adequados de um vendedor.

“O Técnicas de Vendas está entre os cursos mais procurados pelos empresários em Parnaíba, o que mostra que os proprietários dos estabelecimentos estão cada vez mais preocupados em capacitar seus colaboradores”, comenta Isabela.

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Conhecer diversos aspectos teóricos que envolvem o desenvolvimento da equipe, técnicas de relacionamento com a equipe de trabalho, a delegação de responsabilidade e o compartilhamento das funções de liderança, planejamento do desenvolvimento da equipe, e definição de ações de sustentação e manutenção, estão entre os principais assuntos do curso de Desenvolvimento de Equipes.

O treinamento aborda temas como: relações interpessoais, processo de comunicação, ética e motivação, formação e desenvolvimento de equipes e inteligência emocional.


PROGRAMA PRÓPRIO
Como montar a sua empresa com base num plano de ações, em que são avaliados os riscos e os desafios desse processo? Essa é a proposta do Programa Próprio, que tem por meta fomentar a criação de novas empresas em todo o Piauí.

O Próprio propicia assessoria completa durante o processo de criação ou abertura de uma empresa, partindo de princípios como o perfil e análise empresarial. O programa disponibiliza informações e conhecimentos que permitem ao participante planejar seu negócio, levando em consideração os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças, além da viabilidade do empreendimento.

“Esse programa que orienta e apóia os empreendedores é interessante porque é o início do contato do Sebrae com essas pessoas. Isso é positivo porque proporciona um feedback como esses futuros empresários”, considera Lívia Melo. Ela reforça que esse acompanhamento e orientação evitam transtornos na criação das empresas.

O Sebrae Próprio é dividido em cinco módulos: Portas Abertas, Despertando o Empresário, Coletando Informações, Conhecendo seu Negócio e Consultoria de Viabilidade.


EMPRETEC
Um dos treinamentos mais procurados pelos empreendedores é o Empretec, uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas, ONU, aplicada atualmente em trinta e um países. No Brasil, o Sebrae promove esse treinamento há dezoito anos.

O Empretec trabalha as dez características empreendedoras nos participantes, que são: busca de oportunidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, correr riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informação, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

A próxima turma do Empretec acontecerá de 20 a 25 de setembro, em Teresina. Os interessados devem fazer uma pré-inscrição, para depois passarem por uma entrevista individual, quando se verifica se o candidato se adequa ao perfil empreendedor exigido pela metodologia do treinamento.

Além de despertar as dez características empreendedoras, o Empretec contribui para mudar a visão do empresário e melhorar o desempenho das empresas, proporcionando aos participantes uma avaliação completa do seu potencial empresarial; e reforçando a tendência e habilidade do empresário para detectar oportunidades de negócios.

GESTÃO FINACEIRA
Esse é um dos módulos do Programa Sebrae para Empresas Avançadas, Sebrae Mais, que será aplicado pela primeira vez no Piauí. O treinamento iniciará no dia 14 de setembro, sendo ministrado pelo consultor do Sebrae Nacional, Marui Cezar Ribeiro da Rosa.

O Gestão Financeira permite ao participante conhecer e compreender melhor as informações contábeis de sua empresa, de forma que elas possam servir como ferramentas para decisões seguras e eficientes.

“O treinamento tem duração de três meses e é realizado via internet e com apenas quatro encontros presenciais, uma forma de adequação ao ambiente empresarial. O fato de o curso ser on-line facilita a participação dos empresários, que não precisam sair de suas empresas para as salas de aula", destaca Lívia.

Os participantes aprenderão a controlar, analisar, planejar, simular informações financeiras da empresa para a eficiente tomada de decisão, melhorar a gestão do capital da empresa, realizar projeções financeiras para assegurar decisões estratégicas, entre outras técnicas.


PROGRAMAÇÃO DE CURSOS
TERESINA

Gestão de Pessoas – 14 a 17 de setembro
Licitação e Contratos – 13 a 22 de setembro
Formação de Preços – 20 a 24 de setembro
Controles Financeiros – 13 a 17 de setembro
Análise e Planejamento Financeiro – 27 a 30 de setembro
Desenvolvimento de Equipes – 27 a 30 de setembro.
Empretec – 20 a 25 de setembro
Gestão Financeira – Início 14 de setembro (duração de três meses)
Programa Próprio – 09 a 28 de setembro


PARNAÍBA
Técnicas de Vendas – 20 a 24 de setembro
Desenvolvimento de Equipes – 27 a 30 de setembro
Programa Próprio – Módulo Portas Abertas – 09 de setembro

PIRIPIRI
Formação de Preço – 17 e 18 de setembro


Serviço:Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias: (86) 3216-1325