Quase 70% das empresas colhem resultados com a Web 2.0
Entre as organizações que implementaram ferramentas colaborativas para melhorar o acesso ao conhecimento, em média, esse ganho foi de 30%. Enquanto os custos de comunicação tiveram queda de 20%
Redação CIO Brasil
Ao longo dos últimos três anos, houve uma disseminação no uso das ferramentas de Web 2.0 (termo utilizado para definir o uso da internet como plataforam colaborativa), o que levou muitas empresas a aderir a esse tipo de solução colaborativa. E um estudo mundial, divulgado no mês de setembro pela consultoria McKinsey, descobriu que as organizações já começam a colher resultados efetivos com o uso dessas novas tecnologias.
Dos 1,7 mil líderes das organizações consultados pelo estudo, 69% deles responderam que suas companhias têm conseguido benefícios mensuráveis de negócio graças à adoção de ferramentas de Web 2.0, por meio da criação de produtos e serviços mais inovadores, melhoria nas atividades de marketing e facilidade de acesso a conhecimentos e informações.
No levantamento, quando questionados sobre o uso interno que fazem das ferramentas de Web 2.0 nas companhias, a maior parte dos entrevistados (68%) disse que utiliza as soluções para melhorar a velocidade de acesso ao conhecimento e, em média, eles atribuíram um ganho de 30% nesse quesito graças à adoção de ferramentas colaborativas. Além disso, outros 54% informaram que usam as tecnologias para reduzir custos de comunicação e afirmaram que a economia chega a 20%.
Já sobre a utilização das soluções de Web 2.0 para relacionamento com clientes, 52% dos profissionais que responderam ao estudo destacaram que as ferramentas têm sido orientadas a melhorar a efetividade das ações de marketing e, na prática, elas impactaram em um aumento de 20% na lealdade dos usuários.
Quanto à implementação das ferramentas de colaboração para trabalhar com parceiros externos ou fornecedores, dos 686 entrevistados que disseram fazer uso desse recurso, 51% o consideram como uma arma importante para melhorar a velocidade de acesso ao conhecimento e 49% acreditam que isso permite reduzir custos de comunicação.
Ferramentas mais eficientes
Quando perguntados sobre as ferramentas de Web 2.0 que têm sido mais efetivas para uso interno nas empresas, entre os respondentes que afirmaram já ter visto benefícios concretos com as soluções, 48% priorizam as soluções de compartilhamento de vídeo, 47% adotam blogs, 42% redes sociais e RSS (Really Simple Syndication) - mecanismo que permite ser informado imediatamente quando uma informação do interesse do usuário é publicada.
No caso das empresas que usam as soluções colaborativas para melhorar o relacionamento com clientes, 51% afirmam já ter colhido resultados efetivos com blogs, 48% com compartilhamento de vídeo e redes sociais e 45% com RSS.
Enquanto isso, nas organizações que utilizam a Web 2.0 para melhorar o trabalho com parceiros e fornecedores, os blogs aparecem como as ferramentais mais eficientes, com 51% das respostas, seguidos por compartilhamento de vídeo (50%), redes sociais (49%) e RSS (45%).